segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Oba!!! Chuva!

Hoje o dia não poderia ter começado melhor!!!! Uma chuvinha de manhã cedo, super convidativa a mais cinco minutinhos na cama coberto por um bom edredon!!!!! Muitas pessoas não gostam desse clima, mas como eu sempre fiz parte de uma minoria maluca, adoro quando o dia começa dessa forma. Ao contrário da maioria das pessoas, me sinto com uma disposição maior pra enfrentar o corre-corre do dia quando amanhece chovendo. Fora que nesses dias é sempre bom ler um livro no fim da tarde tomando aquele cafezinho ou um chocolate quente, de preferência deitado numa rede balançando e sentindo aquela brisa geladinha batendo na ponta do nariz. Esses dias também são muito bons pra refletirmos sobre tudo. Hoje eu me questionei sobre o que é a justiça... Acredito que essa seja uma das coisas mais difíceis de se definir, pois cada pessoa tem seu próprio senso de justiça, e, como cada pessoa pensa de uma forma, assim é a justiça própria de cada uma delas... É mais interessante ainda estudá-la! Teve um certo ponto da vida do homem na terra, que ele simplesmente decidiu passar a responsabilidade de criar regras e de punir para uma pessoa ou um grupo de pessoas, visto que o homem vive em guerra contra o próprio homem (fazendo aqui uma pobrissima referência ao matemático, teórico político e filósofo Thomas Hobbes) e por ai vai... Mas a maioria da população acredita e é bastante fiel as "Lex Talionis", famosas leis de talião, exatamente, aquela do "Olho por olho, dente por dente...", graças ao seu senso de justiça própria, engrossado por uma pitada de omissão Estatal (sim, porque o Estado também é culpado!). Mas ainda assim eu me pergunto, é certo condenar alguem? Quem tem o direito de condenar quem quer que seja?
Voltando à chuva, fiquei feliz hoje! É estranho... Mas ao mesmo tempo é bom!!!!! Essa semana que ta começando parece que vai ser boa graças a chuva de hoje. Antes que me apedrejem, sim, eu sinto pena e dor pelas pessoas que morreram e pelas que sobreviveram, mas perderam tudo o que tinham nos deslizamentos de terra causados pela chuva lá no sudeste. Cabe agora, à elas, terem fé e acreditar que tudo o que acontece, por mais que pareça ser ruim, contribui para o crescimento espiritual, mas para isso, elas tem que abandonar o senso de justiça própria...

Um comentário: